quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que são os Orixás

 
 
 
Os Orixás são elementos da natureza.

Cada orixá representa uma força da natureza.

Quando cultuamos os orixás, cultuamos as forças elementares da água, da terra, do ar, do fogo, da mata, entre outros.

Essas vibrações em equilíbrio produzem uma enorme energia, chamada de “Axé”, que nos auxilia no nosso dia-a-dia, de forma que o nosso destino se torne cada vez mais favorável e próspero.

Quando dizemos que adoramos deuses, referimo-nos a estarmos a venerar as forças da natureza, forças essas, pertencentes a criação do grande Pai, conhecido por nós como "Olorum" (o Deus supremo).

Erroneamente diz-se que “Oxalá” é o pai maior. Na verdade, “Oxalá” é o orixá mais idoso e respeitado por todos os orixás.

A grande maioria das nações africanas anterior a era cristã, conheciam a existência de Olorum como grande criador, como o Ser fundamental.

 Acreditamos que nosso Deus é o conjunto, e o conjunto é a natureza com todos os seus integrantes, como sendo os animais, vegetais, homens, planetas, etc...

Como já dissemos, o conjunto dos orixás, nada mais são que a junção das energias de todo os elementos da natureza, em que cada elemento da natureza é por nós representado por um Orixá.

Aprendemos a sentir essas energias individualmente, através de cada orixá, os filhos de santo, por nós chamados de “Yawos”, nascidos sobre a influência de um orixá detém mais energia do seu orixá regente, do que os filhos nascidos com a influência de outros orixás.

Exemplo: os filhos de Omolú possuem mais energia voltada para as curas que os filhos de Ogum que possuem por sua vez mais energia voltada para o caminho da vitória, a segurança, etc.

Em resumo, quase todos os orixás tiveram uma passagem pelo nosso mundo, após actos heróicos ou divinos, encantaram-se e retornaram ao Orum (céu), deixando para nós, segredos e ensinamentos, fazendo a ligação do material à espiritual mais curta, ligação essa, que nós preservamos e usamos não só para nós, mas também para as pessoas que nos procuram, mesmo sem ter ligações directas com a religião.

Nessa religião, é fundamental a integração com a natureza, pois quanto maior o contacto com a natureza, maior será seu desenvolvimento, sua energia, seu axé e, portanto, maior será o cordão (elo) de ligação com seu orixá aproximando mais de Olorum (deus criador/construtor de todo o universo).
http://sites.google.com/site/ileaxeoxumareaveiro/o-que-sao-os. Acesso em 25/Dez/2010

2 comentários:

  1. Dri, que interessante os orixás cultuam as forças elementares da natureza -água,terra,ar,fogo,a mata entre outros. são temas que podem e devem serem trabalhados envolvendo a questão ambiental.Penso que é fundamental divulgar esses conceitos para que os educadores ao trabalharem a temática conheçam oe orixás e quem sabem repensem os preconceitos sobre a mitologia africana.Abs Raquel

    ResponderExcluir
  2. Concordo Raquel, temos que ler criticamente todo texto midiático ou não que tratam as religiões de matriz africana e umbanda, uma vez que hoje, quem detém os meios de comunicação de massa, infelizmente, trata da religião num movimento de intolerância, preconceito e discriminação, esvaziam de significados a cultura e a religiosidade e apresentam os cultuadores como verdadeiros demônios... detalhe, para os yorubanos, demônio não existe, mas enfim... a cultura africana é riquíssima, apropriar-se dela é abrir mão da ignorância... Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...