quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

‘PROJETO CORRESPONDÊNCIA ENTRE ESCOLAS”


Área: Língua Portuguesa- Desenvolvido com alunos do 1º ano do ciclo II
Duração: 4 meses( início em abril) uma vez por semana
Produto final: A ser discutido com os alunos ( sugestão : mostra de todas as cartas por meio de dossiê, no término do projeto)

JUSTIFICATIVA
Você já mandou ou recebeu cartas? Deve ter sentido que é " conversar" com alguém a distância, sentir alguém bem pertinho, saber seus sonhos, medos, alegria e poder compartilhar as suas descobertas e mais ainda, ampliar o seu círculo de amigos.
As cartas constituem um gênero adequado para comunicação escrita a distância, facilitando o contato com outras pessoas e "traz o mundo para dentro da escola" de uma forma contextualizada e significativa.
Acreditamos que este projeto auxiliará as crianças nas dificuldades de escrita, pois para escrever uma carta eles precisam preocupar-se como escrever, para quem e com certeza farão o melhor possível para serem compreendidos.

OBJETIVO
-    reconhecer a estrutura organizacional de uma carta;
-    preocupar-se com a escrita correta das palavras;
-    escrever texto coerente e coeso, preocupando-se com a pontuação;
-    redigir uma carta, a partir da necessidade específica de comunicação, tendo em vista o destinatário;

CONTEÚDO
-    leitura, escritas e revisão de carta;

ETAPAS
-    fazer leitura compartilhada:"Tem história nas cartas de Marisa";
-    conversar sobre as diferenças das cartas que são citadas no livro e socializar a idéia do projeto;
-    propor escrever uma carta no coletivo para alguém da escola( contextualizar);
-    conversar sobre cartas: Quem recebeu? Quem escreveu? – permitir que se coloquem perguntas: Por que as pessoas escrevam cartas? Como mandar cartas? E as pessoas que não sabem escrever,como fazem?
-    ler várias cartas( pessoais, de amor, formais, comerciais);
-    apresentar outros portadores como: revista, jornais,para serem lidos e discutindo o assunto carta;
-    leituras e interpretações de cartas( pessoais, amor, formais, comerciais, literárias, reclamações);
-    proposta de carta aos pais, mandar pelo correio;
-    revisão de carta com pauta definida:
    a)Minha letra pode ser lida por outra pessoa?
    b)Respeitei a margem da folha, usei letras maiúsculas no início dos parágrafos e após os pontos?
    c)Escrevi o cabeçalho, introdução e despedidas na carta?
    d)Organizei a minha carta em parágrafo?
    e) Usei os pontos de interrogação nas perguntas e o ponto?
    f) Quais as palavras que escrevi de maneira errada?
    -entrar em contato com a professora de outra escola e trazer a lista de alunos para a sala;
    -propor escrita de carta para alunos de outra escola;
    -trabalhar a escrita do envelope (interdisciplinariedade com geografia, endereço);
    -ler as cartas depois de revisada para os colegas;
 
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
    -apresentar cartas do "Estudar pra valer";
    -ler várias cartas, de vários tipos, para os alunos, colocando entonação na leitura;
    -intervir nas revisões em momentos pontuais para não atrapalhar a criação;
    -apresentar vários modelos de cartas;
    -explicar a função social deste gênero(epistolar);
    -providenciar materiais para concluir o projeto;
    -possibilitar momentos de discussão permitindo as colocações de todos;
    -desenvolver um trabalho coletivo e interdisciplinar envolvendo BEI e Informática;
    -Estudar pra valer -módulo 2- clube de correspondência;
 
RECURSOS
-Diversos papéis, envelopes e dinheiro para postagens;
 
AVALIAÇÃO
Ocorrerá no processo no qual a professora e alunos estarão se auto-avaliando de forma escrita ( cartas)
 
BIBLIOGRAFIA
CENPEC – Centro de estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária- Estudar pra Valer;
Ministério da Educação e Cultura. História e Histórias Literatura Infanto Juvenil- Brasília 2001.
____________, Viver e Aprender. Ação Educativa. 1998.
____________,PCN. Ação Educativa . 1998.

 

Um comentário:

  1. Neste projeto que foi desenvolvido em 2006 tive como parcera a Sandra Silvestre que trabalhava na rede estadual em Diadema na Escola Jorge Ferreira e possibilitou a troca de correspondencia entre as duas escola. O ciclo 2 da rede municipal de São Bernardo do Campo corresponde a antiga tercera série e a Sandra estava com alunos da quarta série .Foi muito rico essa troca .

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