Área: Língua Portuguesa- Desenvolvido com alunos do 1º ano do ciclo II
Duração: 4 meses( início em abril) uma vez por semana
Produto final: A ser discutido com os alunos ( sugestão : mostra de todas as cartas por meio de dossiê, no término do projeto)
JUSTIFICATIVA
Você já mandou ou recebeu cartas? Deve ter sentido que é " conversar" com alguém a distância, sentir alguém bem pertinho, saber seus sonhos, medos, alegria e poder compartilhar as suas descobertas e mais ainda, ampliar o seu círculo de amigos.
As cartas constituem um gênero adequado para comunicação escrita a distância, facilitando o contato com outras pessoas e "traz o mundo para dentro da escola" de uma forma contextualizada e significativa.
Acreditamos que este projeto auxiliará as crianças nas dificuldades de escrita, pois para escrever uma carta eles precisam preocupar-se como escrever, para quem e com certeza farão o melhor possível para serem compreendidos.
OBJETIVO
- reconhecer a estrutura organizacional de uma carta;
- preocupar-se com a escrita correta das palavras;
- escrever texto coerente e coeso, preocupando-se com a pontuação;
- redigir uma carta, a partir da necessidade específica de comunicação, tendo em vista o destinatário;
CONTEÚDO
- leitura, escritas e revisão de carta;
ETAPAS
- fazer leitura compartilhada:"Tem história nas cartas de Marisa";
- conversar sobre as diferenças das cartas que são citadas no livro e socializar a idéia do projeto;
- propor escrever uma carta no coletivo para alguém da escola( contextualizar);
- conversar sobre cartas: Quem recebeu? Quem escreveu? – permitir que se coloquem perguntas: Por que as pessoas escrevam cartas? Como mandar cartas? E as pessoas que não sabem escrever,como fazem?
- ler várias cartas( pessoais, de amor, formais, comerciais);
- apresentar outros portadores como: revista, jornais,para serem lidos e discutindo o assunto carta;
- leituras e interpretações de cartas( pessoais, amor, formais, comerciais, literárias, reclamações);
- proposta de carta aos pais, mandar pelo correio;
- revisão de carta com pauta definida:
a)Minha letra pode ser lida por outra pessoa?
b)Respeitei a margem da folha, usei letras maiúsculas no início dos parágrafos e após os pontos?
c)Escrevi o cabeçalho, introdução e despedidas na carta?
d)Organizei a minha carta em parágrafo?
e) Usei os pontos de interrogação nas perguntas e o ponto?
f) Quais as palavras que escrevi de maneira errada?
-entrar em contato com a professora de outra escola e trazer a lista de alunos para a sala;
-propor escrita de carta para alunos de outra escola;
-trabalhar a escrita do envelope (interdisciplinariedade com geografia, endereço);
-ler as cartas depois de revisada para os colegas;
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
-apresentar cartas do "Estudar pra valer";
-ler várias cartas, de vários tipos, para os alunos, colocando entonação na leitura;
-intervir nas revisões em momentos pontuais para não atrapalhar a criação;
-apresentar vários modelos de cartas;
-explicar a função social deste gênero(epistolar);
-providenciar materiais para concluir o projeto;
-possibilitar momentos de discussão permitindo as colocações de todos;
-desenvolver um trabalho coletivo e interdisciplinar envolvendo BEI e Informática;
-Estudar pra valer -módulo 2- clube de correspondência;
RECURSOS
-Diversos papéis, envelopes e dinheiro para postagens;
AVALIAÇÃO
Ocorrerá no processo no qual a professora e alunos estarão se auto-avaliando de forma escrita ( cartas)
BIBLIOGRAFIA
CENPEC – Centro de estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária- Estudar pra Valer;
Ministério da Educação e Cultura. História e Histórias Literatura Infanto Juvenil- Brasília 2001.
____________, Viver e Aprender. Ação Educativa. 1998.
____________,PCN. Ação Educativa . 1998.
Neste projeto que foi desenvolvido em 2006 tive como parcera a Sandra Silvestre que trabalhava na rede estadual em Diadema na Escola Jorge Ferreira e possibilitou a troca de correspondencia entre as duas escola. O ciclo 2 da rede municipal de São Bernardo do Campo corresponde a antiga tercera série e a Sandra estava com alunos da quarta série .Foi muito rico essa troca .
ResponderExcluir