quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PROJETO DIDÁTICO DIVERSIDADE: Respeitando as diferenças.

“Ninguém nasce solidário, a solidariedade se aprende e a escola é um dos lugares onde essa idéia deve ser trabalhada.” (Frei Beto).

Público alvo: Corpo docente, discente, pessoal de apoio e pais.
Duração de 6 meses
Produto final: Será apresentada na mostra cultural por meio de painéis, filmagens, exposição fotográfica, peças teatrais, apresentações artísticas dos pais.

O ser humano tende afastar tudo o que é (ou parece) complicado, Morin, prega que se faça com urgência, uma modificação nessa forma de pensar. “Só assim vamos compreender que a simplificação não exprime a unidade e a diversidade presente no todo”.
Sabemos que a escola precisa cada vez mais reunir esforços em busca de um ensino que envolva a questão de inclusão social, pois vivemos no momento transitório de uma cultura discriminatória, pré-conceituosa para uma cultura inclusiva e essa transição não ocorre de forma tranqüila. Sendo assim, a escola necessita de profissionais comprometidos que atue de forma interdisciplinar e coletiva envolvendo outros espaços e outros públicos para trabalhar a questão da diversidade, que estão presente no espaço escolar e na sociedade.
Esse projeto tem como objetivo maior garantir o processo de uma sociedade mais justa, mais solidária onde a dor do outro, seja também a nossa dor, onde as pessoas compreendam que somos seres sociais e as nossas vidas estão vinculada uma as outras.

Desenvolvimento e Etapas
Esse projeto terá duas atividades desencadeadoras como a projeção do filme “Happy Feet, O Pingüim”, seguida de discussões e uma enquête realizada pelas as crianças questionando a questão do preconceito envolvendo a comunidade escolar no qual depositara suas opiniões numa urna que ficara na BEI.
E com o corpo docente será por meio de leitura de um texto para sensibilização e reflexão sobre a questão da diversidade e respeito às diferenças. Passará por várias etapas; na sala serão realizadas leituras compartilhadas utilizando o acervo da BEI tais como: Diversidade, Minha irmã é diferente, Minha avó é um problema, a vida do elefante Basílio, Roda pião, O gambá que não sabia sorrir, O galo que cantava para o sol nascer, O pobre cocozinho, Abelha chocolateira e O patinho feio. Essas leituras serão acompanhadas por rodas de conversas, com reescrita ou produção de texto com ênfase do tema em questão. Em cada atividade serão levantados os conhecimentos breves das crianças.
Utilizaremos outros portadores como jornais, revistas, matérias específicas e jogos cooperativos. Faremos pesquisa em site no laboratório de informática e na base de dados da BEI socializando as informações com diferentes linguagens e suportes.
Assistiremos aos filmes como: Lucas um estranho no formigueiro, Shrek, Cinderela, Procurando Nemo, X-Men, Espanta Tubarões; acompanhado de intervenções pontuais feito pela professora possibilitando discussões e registros.
Usaremos as diferenças individuais entre as próprias crianças para demonstrar que somos diferentes por várias razoes e que essas diferenças não devem ser usadas como forma de discriminação e privilégio.
Em momentos coletivos como reunião pedagógica, reunião de pais e faremos dinâmicas com todos participantes envolvendo (rótulos) com o objetivo de sensibilizá-los ao tema em questão.
Faremos contextualização com fatos ocorridos na atualidade como o PAN exemplo: quais são as modalidades que são preciso cooperação para conseguir seus objetivos.
Convidaremos os pais e outras pessoas para participarem de apresentações artísticas.
As turmas participantes abordaram com maior ênfase um dos conteúdos do projeto de acordo com as necessidades de aprendizagem e a seqüência para realização do seu produto final.


AVALIAÇÃO
Ocorrerá por meio de observação de forma oral e escrita pelo professor e registro fotográfico.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PAAR, Toodd, Tudo bem ser diferente / Todd Paar: Ilustração do autor – Tradução – Marcelo Bueno – São Paulo – Editora Panda 2002.

RIBEIRO, Jonas, Gente que mora dentro da gente – Belo Horizonte – Editora Dimensão, 2001.

www.secretariadaeducaçãosp.com.br/cre/mariocovas acesso disponível em 06/05/2007.

www.novaescola.org.br edições de dezembro de 2004, maio de 2006 e setembro de 2006.


Presença Pedagógica - Editora Dimensão – vol. 9 - jan/fev. 2003
BATISTA, Ivany Picasso. Convivendo com as diferenças. São Paulo: Editora Ática, 2004.

Um comentário:

  1. Adoro retomar alguns projetos e esse é um que acompanha a minha prática sempre enfatizando uma temática.Esse impulsionou várias atividades por exemplo com o Fundamental(quinta e oitava) a racial e o respeito com as Necesidades Especiais propondo envolvimentos de professores e no Ensino Médio a discussão e atividades com a questão Ambiental e organização das normas de convivência e lógico com parceros maravilhosos (professora de Filosofia,Professora Mediadora, Coordenador E voluntário .Concordo temos que conhecer e respeitar as diferenças.Abraços Raquel

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