- 1º Ano do Ciclo II
Duração de 4 meses, sendo 2 vezes por semana
Início em Março e término final de Junho
Produto final: Coletânea de poemas para oferecer para biblioteca; elaboração de um DVD com os poemas produzidos para homenagearmos as mães;
CD com poemas declamados pelos alunos;
INTRODUÇÃO
"Toda a expressão e emoção do poeta estão traduzidas no poema por meio das palavras bem arrumadas, das rimas, da musicalidade produzida pela tonicidade da palavra e – mais do que isso – pelo jogo dos significantes e significados. Ao longo dos estudos da língua, os alunos vão aprendendo a identificar esses elementos formadores dos textos poéticos. Entretanto, é bom que – desde já – a ouvir um poema bem interpretado oralmente e se deliciem com o encantamento que a linguagem poética proporciona." (FANY ABRAMOVICH).
JUSTIFICATIVA
Este projeto será realizado em parceria com o projeto "Estudar pra Valer", especificamente o Projeto Poesia. Com objetivo principal de sensibilizar as crianças para a poesia, de forma que possam apreciá-la e, em suas tentativas poéticas, expressar sentimentos e emoções e ao familiarizarem com a linguagem poética sintam prazer em ler e ouvir poesias.
O projeto será ampliado com apresentação de outros poetas e poetisas, como, Vinicius de Morais, Cecília Meireles e Cora Coralina e outros. E o mesmo se justifica ao possibilitar a ampliação das aprendizagens de Língua Portuguesa, no que se refere tanto a forma como se lê e se produz o texto poético, quanto à proporção do sistema alfabético de escrita e ortografia.
OBJETIVO
Produzir acróstico;
Conhecer características do texto poético;
Identificar diferentes ritmos, rimas, o jogo de palavras nos poemas;
Recriar poema fazendo relação entre o som e a grafia;
Ler e produzir paródia;
Socializar poema (pais, amigos, escola);
Revisar poemas envolvendo (ex: a diagramação e a ortografia);
Ler com ritmo e entonação;
CONTEÚDOS
- Escrita de acróstico;
Linguagem oral, leitura e característica do poema;
Reescrita de poema fazendo relação entre som e grafia;
Leitura e produção de parodia;
Linguagem oral é organização do jogral;
Revisão de poemas;
Organização de sarau, cartaz e convite;
ETAPAS
Iniciar com a pergunta sobre acróstico
Ler com eles o acróstico e mostrar que é um tipo de poema ( rimado ou não) em que se homenageia uma pessoa
Fazer coletivamente um levantamento das características físicas e psicológicas das pessoas que puderam ser feita acróstico
Orientar para a produção de acróstico (pessoal), ou seja, com seu nome
Escolha alguém conhecido e ou especial (mãe, pai, irmão ou colega da sala).
Registrar o acróstico no caderno ler para sala, fazer a revisão e digitar para ser socializada;
Leitura de Poema "Identidade (PEDRO Bandeira) – fazer relação com identidade;
Explorar o poema (proposta na ficha - 4)- "Estudar pra Valer", ou seja, discutir sobre poema;
Ir na biblioteca, ler poemas selecionados pela PABE;
Fazer leitura compartilhada de poemas, conversando sobre as características da forma do texto;
Oferecer poemas para ler em casa e depois pedir que leiam para sala;
Destacar as rimas de um poema, e substituir para outras palavras;
Brincar com o ritmo, sonoridade e solicitar a recriação de um poema de forma coletiva. (arca de Noé, ou isto ou aquilo);
Desmontar um poema e remontar do jeito que sentiu ou mias gostou (A vida José Lino GRÚ NEWALD – FICHA 4 – Verso – estudar pra Valer);
Oferecer momentos de leitura silenciosa selecionar de poemas;
Completar poemas com mais dois versos (linhas) sempre fazendo rimas o segundo verso com o quarto. (Rimas e quadras – FICHA – 5 – Estudar pra Valer);
Propor apresentação de poema para outra salas na Biblioteca Interativa (jogral, diagramas) declamar;
Digitar os poemas produzidas e ilustra-las
Produzir um convite para apresentação dos poemas
Selecionar os poemas que serão apresentados e seus autores
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Ao iniciarmos o projeto sabemos que devemos resgatar a experiência dos alunos em relação as diversas formas de expressão da poesia, ou seja, partir do que eles já conhecem;
Selecionar poemas e solicitar a pesquisa;
Socializar os poemas pesquisados para a sala;
Ao iniciarmos o estudo dos poemas, faremos uma leitura mais aprofundada, estimulando os alunos a imaginarem como ele é , antes da leitura,( por meio do título) e com questionamentos:
sobre o que vocês acham que o autor vai falar?
De que forma ele falará disso?
Que palavras ele usará?
Organizar forma de socialização do projeto, ex.: enfatizar o "visual do mural", pois ele pode ser enfeitado, bem caprichado, mas é essencial também que seja organizado de maneira que não dificulte a leitura dos poemas expostos.
Organizar oficinas para produção de poemas organizando os alunos : individual , em dupla e em grupo;
Integrar outros espaços e profissionais como: PETI, BEI e Informática e outra áreas do conhecimento, envolvendo a interdisciplinariedade;
Recursos: livros diversos, diferentes poemas e autores, diferentes suportes para registro, computadores, xerocópias de poemas, CD´S para gravações, câmeras fotográficas e filmadora;
OBS. Cada turma estará organizando seqüência que envolva o seu produto final;
OBRAS E AUTORES ( POETA E POETISA)
111 Poemas para crianças , Sérgio Capparelli
O Berimbau , Manuel Bandeira
Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles
A arca de Noé, Vinicius de Moraes
Tem tudo a ver, Elias José
A onda, Manoel Bandeira
Cidadezinha qualquer, Carlos Drumond Andrade
Trem de Ferro, Manoel Bandeira
O buraco do tatu, Ségio Capparelli
Para sempre, Carlos Drumond Andrade
A noite desabou sobre o cais, Jorge de Lima
Poesia fora da estante,
AVALIAÇÃO
Ocorrerá de forma escrita, oral, fotográfica, com registro reflexivo dos professores, envolvendo as atividades, relatando as impressões, facilidades, dificuldades, o conhecimento prévio do grupo, enfim, o processo vivido pois como diz Madalena Freire : " o registro de suas reflexões cotidianas significa abrir-se para seu processo de aprendizagem"
BIBLIOGRAFIA
ALTENFELDER, HELENA ANA, POETAS DA ESCOLA-CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA- SÃO PAULO;PETRÓPOLIS.2004- Aprender pra valer
Organizadora ,COSTA, MÓNICA RODRIGUES-COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS- SÃO PAULO, PUBLIFOLHA, 2002- Arco-Íris de letras
Ano 4 nº 37, março 2007. Editora Lua.Cotia SP. Revista do Educador. Guia Prático para professores, Ensino Fundamental -
Nenhum comentário:
Postar um comentário