quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PROJETO: POESIA PARA TODO DIA

  •  1º Ano do Ciclo II

  • Duração de 4 meses, sendo 2 vezes por semana

  • Início em Março e término final de Junho

  • Produto final: Coletânea de poemas para oferecer para biblioteca; elaboração de um DVD com os poemas produzidos para homenagearmos as mães;

  • CD com poemas declamados pelos alunos; 
INTRODUÇÃO  
"Toda a expressão e emoção do poeta estão traduzidas no poema por meio das palavras bem arrumadas, das rimas, da musicalidade produzida pela tonicidade da palavra e – mais do que isso – pelo jogo dos significantes e significados. Ao longo dos estudos da língua, os alunos vão aprendendo a identificar esses elementos formadores dos textos poéticos. Entretanto, é bom que – desde já – a ouvir um poema bem interpretado oralmente e se deliciem com o encantamento que a linguagem poética proporciona." (FANY ABRAMOVICH).
 
JUSTIFICATIVA  
Este projeto será realizado em parceria com o projeto "Estudar pra Valer", especificamente o Projeto Poesia. Com objetivo principal de sensibilizar as crianças para a poesia, de forma que possam apreciá-la e, em suas tentativas poéticas, expressar sentimentos e emoções e ao familiarizarem com a linguagem poética sintam prazer em ler e ouvir poesias.
O projeto será ampliado com apresentação de outros poetas e poetisas, como, Vinicius de Morais, Cecília Meireles e Cora Coralina e outros. E o mesmo se justifica ao possibilitar a ampliação das aprendizagens de Língua Portuguesa, no que se refere tanto a forma como se lê e se produz o texto poético, quanto à proporção do sistema alfabético de escrita e ortografia.
 
OBJETIVO

  • Produzir acróstico;

  • Conhecer características do texto poético;

  • Identificar diferentes ritmos, rimas, o jogo de palavras nos poemas;

  • Recriar poema fazendo relação entre o som e a grafia;

  • Ler e produzir paródia;

  • Socializar poema (pais, amigos, escola);

  • Revisar poemas envolvendo (ex: a diagramação e a ortografia);

  • Ler com ritmo e entonação; 
CONTEÚDOS 
  • Escrita de acróstico;

  • Linguagem oral, leitura e característica do poema;

  • Reescrita de poema fazendo relação entre som e grafia;

  • Leitura e produção de parodia;

  • Linguagem oral é organização do jogral;

  • Revisão de poemas;

  • Organização de sarau, cartaz e convite;
ETAPAS

  • Iniciar com a pergunta sobre acróstico

  • Ler com eles o acróstico e mostrar que é um tipo de poema ( rimado ou não) em que se homenageia uma pessoa

  • Fazer coletivamente um levantamento das características físicas e psicológicas das pessoas que puderam ser feita acróstico

  • Orientar para a produção de acróstico (pessoal), ou seja, com seu nome

  • Escolha alguém conhecido e ou especial (mãe, pai, irmão ou colega da sala).

  • Registrar o acróstico no caderno ler para sala, fazer a revisão e digitar para ser socializada;

  • Leitura de Poema "Identidade (PEDRO Bandeira) – fazer relação com identidade;

  • Explorar o poema (proposta na ficha - 4)- "Estudar pra Valer", ou seja, discutir sobre poema;

  • Ir na biblioteca, ler poemas selecionados pela PABE;

  • Fazer leitura compartilhada de poemas, conversando sobre as características da forma do texto;

  • Oferecer poemas para ler em casa e depois pedir que leiam para sala;

  • Destacar as rimas de um poema, e substituir para outras palavras;

  • Brincar com o ritmo, sonoridade e solicitar a recriação de um poema de forma coletiva. (arca de Noé, ou isto ou aquilo);

  • Desmontar um poema e remontar do jeito que sentiu ou mias gostou (A vida José Lino GRÚ NEWALD – FICHA 4 – Verso – estudar pra Valer);

  • Oferecer momentos de leitura silenciosa selecionar de poemas;

  • Completar poemas com mais dois versos (linhas) sempre fazendo rimas o segundo verso com o quarto. (Rimas e quadras – FICHA – 5 – Estudar pra Valer);

  • Propor apresentação de poema para outra salas na Biblioteca Interativa (jogral, diagramas) declamar;

  • Digitar os poemas produzidas e ilustra-las

  • Produzir um convite para apresentação dos poemas

  • Selecionar os poemas que serão apresentados e seus autores 
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

  • Ao iniciarmos o projeto sabemos que devemos resgatar a experiência dos alunos em relação as diversas formas de expressão da poesia, ou seja, partir do que eles já conhecem;

  • Selecionar poemas e solicitar a pesquisa;

  • Socializar os poemas pesquisados para a sala;

  • Ao iniciarmos o estudo dos poemas, faremos uma leitura mais aprofundada, estimulando os alunos a imaginarem como ele é , antes da leitura,( por meio do título) e com questionamentos:

    • sobre o que vocês acham que o autor vai falar?

    • De que forma ele falará disso?

    • Que palavras ele usará?

  • Organizar forma de socialização do projeto, ex.: enfatizar o "visual do mural", pois ele pode ser enfeitado, bem caprichado, mas é essencial também que seja organizado de maneira que não dificulte a leitura dos poemas expostos.

  • Organizar oficinas para produção de poemas organizando os alunos : individual , em dupla e em grupo;

  • Integrar outros espaços e profissionais como: PETI, BEI e Informática e outra áreas do conhecimento, envolvendo a interdisciplinariedade;

  • Recursos: livros diversos, diferentes poemas e autores, diferentes suportes para registro, computadores, xerocópias de poemas, CD´S para gravações, câmeras fotográficas e filmadora;

  • OBS. Cada turma estará organizando seqüência que envolva o seu produto final; 
OBRAS E AUTORES ( POETA E POETISA)

  • 111 Poemas para crianças , Sérgio Capparelli

  • O Berimbau , Manuel Bandeira

  • Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles

  • A arca de Noé, Vinicius de Moraes

  • Tem tudo a ver, Elias José

  • A onda, Manoel Bandeira

  • Cidadezinha qualquer, Carlos Drumond Andrade

  • Trem de Ferro, Manoel Bandeira

  • O buraco do tatu, Ségio Capparelli

  • Para sempre, Carlos Drumond Andrade

  • A noite desabou sobre o cais, Jorge de Lima

  • Poesia fora da estante,

AVALIAÇÃO 
Ocorrerá de forma escrita, oral, fotográfica, com registro reflexivo dos professores, envolvendo as atividades, relatando as impressões, facilidades, dificuldades, o conhecimento prévio do grupo, enfim, o processo vivido pois como diz Madalena Freire : " o registro de suas reflexões cotidianas significa abrir-se para seu processo de aprendizagem"

 
BIBLIOGRAFIA
 
ALTENFELDER, HELENA ANA, POETAS DA ESCOLA-CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA- SÃO PAULO;PETRÓPOLIS.2004- Aprender pra valer
Organizadora ,COSTA, MÓNICA RODRIGUES-COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS- SÃO PAULO, PUBLIFOLHA, 2002- Arco-Íris de letras
Ano 4 nº 37, março 2007. Editora Lua.Cotia SP. Revista do Educador. Guia Prático para professores, Ensino Fundamental -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...