quarta-feira, 19 de maio de 2010

Atividades Permanentes- Leituras de histórias e Contos Africanos

ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO QUINTANA – 2009


Atividades Permanentes- Leituras de histórias e Contos Africanos

Eixo: Dignidade e Humanismo , Cultura e Diferentes linguagens.

Tempo estimado: 6 Meses (Maio a Novembro) – 2 x por semana.

Turma: Berçário

Professores: Célia, Lúcia, Percedes e Raquel.

Objetivos:

Conhecer as histórias e Contos Africanos;

Explorar e apreciar as diferentes linguagens (Gestual e Oral).


Conteúdos: Leitura e Contação de histórias e Contos Africanos

Linguagens Gestual e Oral;

Apreciação de imagens.



Desenvolvimento:

Na primeira etapa os profissionais estarão selecionando os livros que serão utilizados, apropriando dos conteúdos, organizando formas de contar as histórias, resumindo e adaptando os textos, montando blocões com as histórias, confeccionando fantoches, bonecas, adereços para que os momentos de contação de história sejam o mais prazeroso e significativo possível.



Livros que serão utilizados:

Bruna e a Galinha de Angola- Gercilga de Almeida.

O Menino Nito- Sonia Rosa

Tanto, tanto!- Trish Cooke.

A Menina Bonita do Laço de Fita- Ana Maria Machado.

O Filho do Vento- Rogério Andrade Barbosa.

A Botija de Ouro- Joel Rufino.

O Menino Marrom- Ziraldo.

Uana e Marran de Terra- Lia Zatz

Tenka, Preta Pretinha- Lia Zatz

Luanda, Filha de Iansã- Lia Zatz

Papi, o Construtor de Pipas- Lia Zatz

As Tranças de Bintou- Sylviane Diouf

Berimbau- Raquel Coelho

O Presente de Ossanha- Joel Rufino

O Reizinho do Congo- Edmilson de Almeida Pereira.

Etapas:

- Oferecer os livros para serem manuseados (todos os selecionados) e ir registrando o que acontece, ou seja, reações e atitudes das crianças.

- Mostrar imagens e intervir com comentários.

- Pegar o livro Bruna e a Galinha D’Angola primeiramente e fazer a leitura e ir mostrando as imagens,

- Contar a mesma história utilizando a Galinha D’Angola (feita com papel mache)

- Assistir o livro eletrônico do Projeto da Cor da Cultura: Bruna e a galinha d’angola, parando as imagens e fixando a personagem.

- Convidar a turminha de 2 anos para ouvir a história contada com diferentes recursos galinha, Bruna (será escolhida uma criança para ser a Bruna, para fazer dramatização), Baú com objetos da história.

- Contar a história com o apoio de fantoches

- Brincar com os objetos da história: Baú, objetos, galinha e fantoches.

- Convidar a Turminha de 5 anos para ouvir a história da galinha e junto montar as personagens utilizando massinhas.

Tanto,Tanto!

- Ler a história mostrando as imagens do livro.

- Contar a história usando um boneco (fantoche)

-Selecionar imagens de diferentes bebes e fazer com eles colagem em caixas (grandes, pequenas e médias) e brincar com as mesmas verbalizando sobre as imagens.

- Organizar as fotos das crianças e afixar nas paredes de forma que possa ser visualizada pelas mesmas (Atividade feita com as crianças).

- Organizar com ajuda de uma funcionária (Sueli C.) a construção de dois bebes (Bonecas) Ex: Nessa atividade, deverá se deitar um bebe sobre um papel e fazer o contorno do corpo do mesmo para utilizar como base para o tamanho do bebe a ser confeccionado (menina e menino), neste processo ir citando com as crianças as partes do corpo, recortar e colar na recreação.

- Em outro dia organizar roda com o contorno do corpo, ir apresentando a tinta para se pintar com as crianças.

- Em outro momento ir vestindo os bonecos.

- Apresentar para eles a história dos nossos bebes- esse texto deve ter o nome e características das crianças do berçário. Ex: Essa é a história de dois bebes que apareceram no Mário Quintana. Ela se chama Helena e é muito lindo- Esse é o Gustavo que tem um sorriso lindo.

Obs: Histórias criadas oralmente pelas professoras utilizando os nomes dos alunos do Berçário e suas características, as mesmas poderão ser digitadas e socializadas. Esta seqüência será registrada por escrito e fotos.

A Menina Bonita do Laço de Fita


- Organizar na mesa o biombo de contar história e utilizando fantoche (coelho, boneca, mamãe e o narrador não aparece)- nessa história chamar as crianças de 3 anos para ouvir.

Obs: Um professor ir registrando por escrito e fotografando as reações das crianças.

-Um outro dia um professor lê a história com apoio de blocão.

- Assistir o livro eletrônico do Projeto da Cor da Cultura, parando e fixando algumas imagens, fazendo comentários sobre a beleza da menina.

- Oferecer diferentes bonecas feitas com diferentes materiais para ser tocadas e uma professora intervem mostrando algumas características, outra registra por escrito as reações das crianças.

- Enviar para os pais ou responsáveis informações sobre o trabalho com a questão racial e resumo da história “Menina Bonita do Laço de Fita”.

- Convidar um profissional para confeccionar a boneca a menina bonita utilizando meia e outros tecidos.

O Menino Nito



- Fazer a leitura utilizando o livro e oferecer o livro para ser manuseado.

- Contar a história imitando as ações –Chorando (utilizar as crianças e os adultos nas dramatizações).

- Convidar a turminha de 4 anos para assistir o vídeo animado da Cor da Cultura, mostrando as imagens e parando em algumas cenas com intervenções.

- Contar a história usando o biombo e fantoches representando os personagens, a atividade será realizada no pátio convidando todas as turmas da creche.

- Ler o resumo da história afixado na parede da recreação com imagem representando “O Menino Nito”.

Rodas de Histórias:

Em espaços pré- determinados como: Pátio, Recreação, Solarium, Refeitório, Centro Cultural, arredores da escola, Parque interno, organizar com apoio de um profissional, tapete e vestimenta dos professores para realizar a contação das histórias readaptadas dos livros: O Filho do Vento; A Botija de Ouro; O Menino Marrom; Uana e Marram de Terra; Tenka; Preta Pretinha; Luanda, filha de Iansã; Papi, o construtor de pipas; As Tranças de Bintou; Berimbau; O presente de Ossanha; O Reizinho do Congo.

Obs: Nesta atividade as professoras estarão realizando todo o ritual de contação de história. Ex; Roda, para as crianças se visualizarem, combinados antes da leitura e registros por escrito em um cartaz, das histórias lidas. Esse cartaz será afixado no mural do berçário com registro por escrito de fotos de todo o processo.
Avaliação:
Ocorrerá por meio de observação das atitudes das crianças em relação a concentração, interação com os objetos e as histórias.

As professoras estarão também refletindo sobre as atividades e com base nos registros socializando com os pares.

Um comentário:

  1. Histórias,leituras estão sempre presente na nossa vida e nese ano a sequencia terá continuidade envolvendo outros atores e a tecnologia.Aguarde outras postagens

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...