ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO QUINTANA – 2009
Atividades Permanentes- Leituras de histórias e Contos Africanos
Eixo: Dignidade e Humanismo , Cultura e Diferentes linguagens.
Tempo estimado: 6 Meses (Maio a Novembro) – 2 x por semana.
Turma: Berçário
Professores: Célia, Lúcia, Percedes e Raquel.
Objetivos:
Conhecer as histórias e Contos Africanos;
Explorar e apreciar as diferentes linguagens (Gestual e Oral).
Conteúdos: Leitura e Contação de histórias e Contos Africanos
Linguagens Gestual e Oral;
Apreciação de imagens.
Desenvolvimento:
Na primeira etapa os profissionais estarão selecionando os livros que serão utilizados, apropriando dos conteúdos, organizando formas de contar as histórias, resumindo e adaptando os textos, montando blocões com as histórias, confeccionando fantoches, bonecas, adereços para que os momentos de contação de história sejam o mais prazeroso e significativo possível.
Livros que serão utilizados:
Bruna e a Galinha de Angola- Gercilga de Almeida.
O Menino Nito- Sonia Rosa
Tanto, tanto!- Trish Cooke.
A Menina Bonita do Laço de Fita- Ana Maria Machado.
O Filho do Vento- Rogério Andrade Barbosa.
A Botija de Ouro- Joel Rufino.
O Menino Marrom- Ziraldo.
Uana e Marran de Terra- Lia Zatz
Tenka, Preta Pretinha- Lia Zatz
Luanda, Filha de Iansã- Lia Zatz
Papi, o Construtor de Pipas- Lia Zatz
As Tranças de Bintou- Sylviane Diouf
Berimbau- Raquel Coelho
O Presente de Ossanha- Joel Rufino
O Reizinho do Congo- Edmilson de Almeida Pereira.
Etapas:
- Oferecer os livros para serem manuseados (todos os selecionados) e ir registrando o que acontece, ou seja, reações e atitudes das crianças.
- Mostrar imagens e intervir com comentários.
- Pegar o livro Bruna e a Galinha D’Angola primeiramente e fazer a leitura e ir mostrando as imagens,
- Contar a mesma história utilizando a Galinha D’Angola (feita com papel mache)
- Assistir o livro eletrônico do Projeto da Cor da Cultura: Bruna e a galinha d’angola, parando as imagens e fixando a personagem.
- Convidar a turminha de 2 anos para ouvir a história contada com diferentes recursos galinha, Bruna (será escolhida uma criança para ser a Bruna, para fazer dramatização), Baú com objetos da história.
- Contar a história com o apoio de fantoches
- Brincar com os objetos da história: Baú, objetos, galinha e fantoches.
- Convidar a Turminha de 5 anos para ouvir a história da galinha e junto montar as personagens utilizando massinhas.
Tanto,Tanto!
- Ler a história mostrando as imagens do livro.
- Contar a história usando um boneco (fantoche)
-Selecionar imagens de diferentes bebes e fazer com eles colagem em caixas (grandes, pequenas e médias) e brincar com as mesmas verbalizando sobre as imagens.
- Organizar as fotos das crianças e afixar nas paredes de forma que possa ser visualizada pelas mesmas (Atividade feita com as crianças).
- Organizar com ajuda de uma funcionária (Sueli C.) a construção de dois bebes (Bonecas) Ex: Nessa atividade, deverá se deitar um bebe sobre um papel e fazer o contorno do corpo do mesmo para utilizar como base para o tamanho do bebe a ser confeccionado (menina e menino), neste processo ir citando com as crianças as partes do corpo, recortar e colar na recreação.
- Em outro dia organizar roda com o contorno do corpo, ir apresentando a tinta para se pintar com as crianças.
- Em outro momento ir vestindo os bonecos.
- Apresentar para eles a história dos nossos bebes- esse texto deve ter o nome e características das crianças do berçário. Ex: Essa é a história de dois bebes que apareceram no Mário Quintana. Ela se chama Helena e é muito lindo- Esse é o Gustavo que tem um sorriso lindo.
Obs: Histórias criadas oralmente pelas professoras utilizando os nomes dos alunos do Berçário e suas características, as mesmas poderão ser digitadas e socializadas. Esta seqüência será registrada por escrito e fotos.
A Menina Bonita do Laço de Fita
- Organizar na mesa o biombo de contar história e utilizando fantoche (coelho, boneca, mamãe e o narrador não aparece)- nessa história chamar as crianças de 3 anos para ouvir.
Obs: Um professor ir registrando por escrito e fotografando as reações das crianças.
-Um outro dia um professor lê a história com apoio de blocão.
- Assistir o livro eletrônico do Projeto da Cor da Cultura, parando e fixando algumas imagens, fazendo comentários sobre a beleza da menina.
- Oferecer diferentes bonecas feitas com diferentes materiais para ser tocadas e uma professora intervem mostrando algumas características, outra registra por escrito as reações das crianças.
- Enviar para os pais ou responsáveis informações sobre o trabalho com a questão racial e resumo da história “Menina Bonita do Laço de Fita”.
- Convidar um profissional para confeccionar a boneca a menina bonita utilizando meia e outros tecidos.
O Menino Nito
- Fazer a leitura utilizando o livro e oferecer o livro para ser manuseado.
- Contar a história imitando as ações –Chorando (utilizar as crianças e os adultos nas dramatizações).
- Convidar a turminha de 4 anos para assistir o vídeo animado da Cor da Cultura, mostrando as imagens e parando em algumas cenas com intervenções.
- Contar a história usando o biombo e fantoches representando os personagens, a atividade será realizada no pátio convidando todas as turmas da creche.
- Ler o resumo da história afixado na parede da recreação com imagem representando “O Menino Nito”.
Rodas de Histórias:
Em espaços pré- determinados como: Pátio, Recreação, Solarium, Refeitório, Centro Cultural, arredores da escola, Parque interno, organizar com apoio de um profissional, tapete e vestimenta dos professores para realizar a contação das histórias readaptadas dos livros: O Filho do Vento; A Botija de Ouro; O Menino Marrom; Uana e Marram de Terra; Tenka; Preta Pretinha; Luanda, filha de Iansã; Papi, o construtor de pipas; As Tranças de Bintou; Berimbau; O presente de Ossanha; O Reizinho do Congo.
Obs: Nesta atividade as professoras estarão realizando todo o ritual de contação de história. Ex; Roda, para as crianças se visualizarem, combinados antes da leitura e registros por escrito em um cartaz, das histórias lidas. Esse cartaz será afixado no mural do berçário com registro por escrito de fotos de todo o processo.
Ocorrerá por meio de observação das atitudes das crianças em relação a concentração, interação com os objetos e as histórias.
As professoras estarão também refletindo sobre as atividades e com base nos registros socializando com os pares.
Histórias,leituras estão sempre presente na nossa vida e nese ano a sequencia terá continuidade envolvendo outros atores e a tecnologia.Aguarde outras postagens
ResponderExcluir