quinta-feira, 20 de maio de 2010

Projeto: Quanta gente diferente e Sabor do saber( berçário)-1

ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO QUINTANA – 2009

Inicialmente o projeto estava voltado para as atividades relacionadas especificamente para o desenvolvimento da identidade, uma construção gradativa através da interação com o outro. Os objetivos traçados através dos eixos foram contemplados durante o ano letivo e a finalização do projeto. Quanta gente diferente encerrou com a construção e apresentação do álbum do bebê.

A construção do álbum foi uma experiência muito gratificante, pois foi possível perceber o interesse e a participação dos pais para ajudar a confeccioná-lo.

Possibilitou a pesquisa da origem das crianças e dos pais; o porquê do nome do bebê, enfim, registrar um pouco da sua história no berçário, através da rotina e das atividades registradas por foto. Neste álbum, os pais puderam observar o desenvolvimento do trabalho na creche e principalmente o desempenho na construção da identidade e autonomia do bebê. No final do ano foi entregue aos pais o álbum, eles ficaram contentes com o trabalho da creche.

Embora este projeto “Quanta coisa diferente”, tivesse como objetivo de se desenvolver ao longo do ano, no segundo semestre voltou-se para o auto conhecimento e as sensações produzidas pelo corpo pelos alimentos. Trabalharam--se então, os sentidos: a sensação pelo tato, visão, paladar, audição e olfato, objetivo dentro das diferentes linguagens, da diversidade e do humanismo, do meio ambiente, do cuidar do próprio corpo, dentro da matriz curricular do PPP e do Projeto Único da Escola, “da Vila do Sapo a Vila Nogueira”.

As atividades trabalhadas foram fatores determinantes para a motivação e aprendizagem.

Durante a colação, as crianças maiores manusearam a fruta, perceberam cores, texturas e ao tomarem o suco, sentiram o sabor, desenvolvendo também a percepção do cheiro (olfato) da fruta.

Através de móbiles e painel das frutas, as crianças visualizaram, reconheceram e verbalizaram as diferentes frutas.

Foi uma experiência bastante interessante, não só o desenvolvimento das crianças, mas principalmente, o seu envolvimento.

Durante o ano também tiveram contacto com animais como a tartaruga e o tatu, o que despertou bastante interesse para a continuidade do projeto meio ambiente.

Um comentário:

  1. O registro é fundamental e depois de planejar, executar e avaliar .Temos sim , que refletir sobre o que foi realizado e socializar esse fazer. No registro é colocado a visão do educador e por fazer parte desse grupo sinto comtemplada nese registro.Parabéns !!

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