sexta-feira, 21 de maio de 2010

Projeto- Um, dois, tres, se quizer olhe outra vez...(mini-grupo A).

EM MÁRIO QUINTANA - 2008

O projeto superou as expectativas. Foi realizado através de confecções de brinquedos com materiais recicláveis. Utilizou-se tinta guache de cores primárias e outros materiais como: pincel grosso e fino, broxa, esponja, dedos, mãos etc, com o objetivo de descobrirem através das brincadeiras, as cores secundárias de uma forma prazerosa.

Iniciamos as construções com um símbolo, um binóculo com rolo de papel higiênico, visando através de informes, a compreensão dos pais em relação as atividades, o porque da roupa suja.

Como as crianças adoram as músicas infantis, tivemos a idéia de acrescentarmos a letra de músicas com os objetivos de brincar, cantar e interagir com os familiares. Os outros brinquedos construídos foram: minhoca (meia fina e bolinha de jornais), aranha (garrafa PET),sapo (embalagem de leite), peixe”aquaplay”(garrafa descartável), borboleta(rolo de papel higiênico), tatu-bola(jornal) e cobra(dobradura com papel reciclável.

As músicas infantis tiveram muito sucesso e no decorrer observamos a encenação da música da barata entre as crianças.

No decorrer do projeto, tentamos envolver os pais, através de bilhetes, na entrada ou saída, na reunião de pais ou de bilhete informativo, inclusive pedindo a autorização dos pais para uso das imagens, principalmente através da fotografia.

Fizemos um paralelo com o projeto da escola,”Da Vila do Sapo a Vila Nogueira”, com um informativo para os pais sobre o PROJETO ÚNICO DA ESCOLA-EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA).

Na Amostra de Artes bem como na Mostra Cultural foram apresentadas todas as produções. Ficou lindo! Percebemos que os parentes que estavam em outras salas apreciaram os trabalhos e comentaram com os professores.

Observamos também insetos e outros animais inclusive confeccionando alguns como:

-Peixe-animal de estimação do Lucas e da professora Susana.

-Borboleta que apareceu no parque.

-Formiga.

-Gafanhoto.

-Minhoca.

-Percevejo, popular”Maria Fedida”.

-Pomba que viram no passeio ao PARQUE São Bernardo.

-Joaninha.

-Aranha.

-Lagartixa.

-Mosca.

-Mariposa.

-Abelha.

-Tartaruga-animal de estimação da professora Cleusa.

-Ramister do aluno do Jardim II.

-Tatu-bola.

-Tatu empalhado(exploração do tema- extinção dos animais).

-Pássaro João de barro( o pássaro contruiu sua casa na árvore em frente a escola e apareceu na porta, foi uma festa para todos nós).

-Fizemos o minhocário, que falhou. Diante disto, as professoras resolveram junto com as crianças pesquisar na Internet, no computador da escola (site pesquisado anteriormente) e descobriram que para fazer um minhocário, não basta querer fazer, há necessidade de pesquisar como fazer.

Como avaliação do projeto podemos destacar vários pontos: a melhora no comportamento de algumas crianças, que no início apresentavam agressividade, introspecção, a falta de cuidado com os pertences e a baixa auto estima, depois,colaboradora, comunicativa, com auto estima e feliz; a organização e limpeza dos espaços da escola com novos olhares; a formação de novos leitores (atividade permanente) e a troca de livros entre os amigos.

Ao utilizar parte do PPE da escola Herbert de Souza, em virtude da clareza e objetividade tornou-se a mola propulsora do trabalho realizado com a turma, deixando de lado a timidez, o medo de expor, aliado as contribuições, as críticas construtivas, ao compromisso da dupla de professores, a volante, as coordenadoras, aos pais e outros professores colaboradores, houve uma base e enriquecimento do nosso trabalho, visando a qualidade da Educação, no ensino e na aprendizagem.Além disso, com a assessoria de Fabio Cassino, fez-se uma reflexão sobre a prática em sala de aula, com novos olhares para o espaço da CRECHE: o lixo, a higiene pessoal, a organização de seus pertences etc.

Por tudo isto, a dupla de professores resolveu apresentar o projeto nas TROCAS METODOLÓGICAS de 2008.

Um comentário:

  1. Colegas é muito bom socializar o que foi realizado ..Acompanhei esse trabalho de pertinho inclusive em casa com as colocações da minha Bela que fazia parte do Mini-Grupo e tenho certeza que foi significativo para ela..O legal e maravilhoso é pensar no que foi feito e como foi feito.Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...