terça-feira, 18 de maio de 2010

Sequência Didática- Música no Berçário

ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO QUINTANA – 2009

“A criança é um ser essencialmente musical. Cabe à escola possibilitar e garantir a afloração dessas qualidades. E através da competência pedagógica e eficiência didática”

Geraldo e Maria Lúcia Suzigan

Eixos Contemplados: Diferentes Linguagens, Cultura, Cuidar e Educar e Meio Ambiente.

Duração: Anual.

Objetivos: Desenvolver as linguagens orais, gestuais, corporais e musicais.

Conhecer instrumentos musicais da Bandinha

Exploração de diversos sons e timbres

Conteúdos: Linguagem oral, gestual

Dramatizações utilizando o corpo.

Audição musical

Instrumentos da bandinha.

Etapas:
Cantar diversas músicas utilizando gestos e movimentos corporais, explorando a atenção das crianças. Ex: Trá-la, A Pantera, Meu Pintinho Amarelinho, O Sapo, O Jacaré,O peixinho, Aleluia, Borboletinha, tartaruguinha, etc.

Aproveitar momentos coletivos para explorar a poesia e utilizar o blocão da Arca de Noé- Vinícius de Morais.

Colocar CD para ser ouvido som de instrumentos, som das Águas, explorando o ritmo.

Apresentar DVD- Ouro Negro- Moacir Santos.

Apresentar DVD de Cantigas de Roda 1, 2, e 3, com teatros de fantoches para apreciação das crianças.

Organizar roda na recreação cantando com o apoio da escrita das cantigas de roda e outras que serão selecionadas.

Assistir DVD Palavra Cantada enfocando a Música da Sopa do Neném explorando os alimentos.

Oferecer os instrumentos musicais para serem manuseados.

Explorar cada instrumento por vez: Ex: Cantar ao som do chocalho e depois de outro instrumento e por fim cantar músicas utilizando todos os instrumentos.

Utilizar a letra e a música “Canto de povo de um lugar”, Caetano Veloso e cantar várias vezes utilizando gestos.

Organizar a seleção de parlendas para entreter e brincar com ritmos e rimas.

EX; Dorme Neném; A casinha da vovó; Serra, Serra, Serrador; Um dois feijão com arroz...; Rei capitão...., Escravos de Jó...

Brincar de roda utilizando a música “ A linda Rosa Juvenil” e realizar dramatizações com um a proposta de primeiro fazer apresentação com adultos e depois com crianças.

Um comentário:

  1. As cantiga estão presentes na nossa rotina e nesse ano conto com a participanção mais efetiva da funcionária Sueli Correa na contrução de materiais para nossas atividades e também da professora Cèlia que assumiu a sala..Obrigada Equipe por estar comigo nesse trabalho!
    Bjus Raquel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...